1.2.06

O Salão

Passados 4 meses em Madrid, 3 e meio na Calle Colomer, finalmente vos apresento fotos da minha residência.

Decidi começar pela sala, pelo mero pressuposto de serem as fotos mais á mão. Centro reacreativo e educacional da casa, a sala é bastante grande, decorada por quem quer se seja que esteve cá antes, e é também passagem obrigatória para chegar ao meu quarto.

É formada rectângularmente por 4 paredes, paralelas par a par. Na foto 1 temos a oportunidade de ver a parede que possui a exposição de cristais e cerâmicas espanholas do século XX. Possui também muitos livros e cds educativos nos quais até hoje não toquei. Ao invés, tocamos muito na televisão, que também já cá estava. Acrescentámos ao centro multimédia da casa um leitor de dvds, a minha playstation (que está cá apenas a ganhar pó) e a minha box para receber 300 canais por satélite (outro pormenor interessante da casa, já vinha com parabólica). No extremo direito desta parede, e já sem aparecer na foto, temos a porta para a nossa mini-varanda na qual as pessoas têm oportunidade de fumar e onde nós penduramos a nossa roupa a secar.
Na parede oposta à exibida, por sua vez, temos uma colecção de pratos, pendurados na parede sem qualquer ordem aparente, que vão diminuindo de densidade à medida que se aproximam do meu quarto.

A foto 2 apresenta-nos, do lado esquerdo, a supracitada porta varandial, algo inacessível graças à mesa de jantar/trabalhar, outra obra de arte, esta trabalhada em pinho. As cadeiras formam um conjunto muito unido com a mesa mas, por sua vez, estão pouco unidas com as suas próprias pernas: aparentemente todas semelhantes, há um par delas com lepra, pelo que mais de uma vez pessoas foram parar ao chão por desconjuntamento de madeiras. Chamamos-lhe o divertido jogo da cadeira surpresa. Por cima da mesa em questão, como que a olhar por nós enquanto procuramos inspiração, o ex-libris da casa: o magnânimo quadro prateado com relevo, representando uma típica, no entanto singular, cena rupestre. Continuando para a direita, vemos a porta do meu quarto e a minha secretária dentro do mesmo. Junto à porta, no canto superior direito da fotografia, podemos ainda ver o último prato da vasta colectânea dessa parede.

E pronto, esta é a sala. Não é uma obra de arte, mas quem a conhece, compreende-a.