31.5.07

Metamorfose

Há 2 anos li a Metamorfose e apaixonei-me por Kafka - de uma maneira platónica, e pela sua obra, pois ainda não pratico necrofilia. Ênfase no ainda não. Depois li América e zanguei-me com ele. É que comecei a ler o romance desconhecendo que o mesmo nunca foi acabado. Ora pior do que um daqueles filmes à David Lynch cujo fim é irrelevante dado o seu teor de incompreensibilidade, é a ausência desse mesmo fim. Está um jovem envolto em toda uma linha de acção que termina sem aviso prévio - aqui vem-me à mente o monólogo de Seinfeld sobre as séries que utilizam o método to be continued... em que o espectador é assolado por um ataque de ansiedade quando vê que faltam 2 minutos para o fim e será impossível chegar ao fim do episódio nesta semana! Ou seja, eu devia ter deduzido pelo evoluir da história e pelo escassear das folhas remanescentes no livro, que algo não batia certo! Fiquei desolado.

Ora lanço aqui e agora o apelo para que alguém, por métodos médicos questionáveis, ganhe um par de túbaros bovinos e finalize a obra começada pelo escritor checo. Acho que seria agradável pedir a 5 grandes escritores que se identifiquem com a linha de pensamento e de escrita de Kafka para tentarem acabar isto, e lançar em livro esses 5 finais. Só uma ideia. Brilhante, bem sei, mas só uma ideia.

Isto a propósito da minha deslocação a uma feira do livro e a aquisição da primeira obra do já hoje muito citado autor, chamado Reflexões. Comprei também mais do mesmo, intitulado Aforismos.

Agora que já larguei esta fúria que corroía o meu âmago, posso ir em paz ao meu dia que culminará no concerto de Andrew Bird no São Jorge. Eis o artista: