19.9.05

O Curso

Ora bem... Após ter passado um ano a tirar um curso de Criatividade Publicitária na Etic (www.etic.pt), resolvi que queria continuar a estudar. As razões? muitas, que aqui não vêm ao caso. O curso escolhido vem na sequência do supracitado, e chama-se Art Direction, na Miami Ad School (que me foi recomendada por Edson Athayde, que foi dos publicitários de maior sucesso em Portugal durante a década de 90).

www.miamiadschool.com

Os destinos possíveis eram muitos (a escola funciona em 12 cidades), o escolhido foi Madrid, por razões de óbvia proximidade geográfica. Posteriormente, e porque posso dividir o segundo ano do curso entre várias cidades, hei-de decidir onde continuarei a estudar. Para já penso em 6 meses de Nova Iorque e 6 meses de São Paulo.
Mas isto, meus caros, são planos. No entanto, e como por enquanto ainda não elaborei um plano B, ficamos com o que temos. E estou bastante contente com ele. Como disse o mestre Gabriel Alves (para todas as raparigas e metrossexuais, falo do maior comentador de futebol em Portugal) num jantar que organizámos recentemente, e enquanto falávamos de Paulo Futre, Madrid actualmente é a melhor cidade da Europa. Citando o mito vivo, "Madrid es la fiesta!". Contra testemunhos de ícones vivos não há argumentos.

O que é direcção de arte? Em publicidade trabalha-se em dupla. Uma dupla é uma equipa com dois elementos. Um deles escreve (copywriter), o outro encarrega-se do layout (director de arte). Isto é uma explicação demasiado simplista mas achei que ninguém está muito interessado em saber os meandros sujos da publicidade, tal como não quero saber de onde vêm os hamburgueres do meu adorado MacDonald's.

E pronto, dia 2 de Outubro lá estarei, em "La Fiesta" para ter aulas na Calle Santa Leonor!

Un saludo.