19.2.07

As crianças

Porque as crianças não abusadas são o nosso futuro, aqui deixo isto em homenagem às outras tantas:

Great Soccer Players as Kids

Cristiano Ronaldo + Mestre Alves

Hoje trago a vossos pratos uma tenra notícia com uma guarnição de previsões. Para beber, nada. Contra indicações de mãe, também não disponibilizo fruta.

O nosso porta estandarte futebolístico, Cristiano Ronaldo, subiu da 21ª para a 5ª posição no ranking dos jogadores mais mediáticos de entre todos os que participam na champions league (ou seja, todos os melhores menos os da Juventus e o José Pedro do Belém).

E aqui largo o top 20:

1 Ronaldinho
2 Rooney
3 Beckham
4 Ronaldo
5 Cristiano Ronaldo
6 Henry
7 Drogba
8 Ballack
9 Adriano
10 Saha

O estudo foi efectuado pela Universidade de Navarra, e aqui o têm na totalidade.


Adiante. A cada passagem de ano, é da praxe convidar um médium para nos dizer o que nos espera nos 365 dias vindouros. Pegando nessa deixa, e juntando isso ao post sobre o Cristiano Ronaldo pois este inevitavelmente aparece nas ditas premonições, aqui têm 2007 visto pelos olhos do consagrado Mestre Alves.


11.2.07

Futebolista vs. Talhante

Todos os inícios de época procede-se à mesma rotina: exames físicos, treinos de pré-época, fotografia de família e fotografia individual. Seria de esperar que os jogadores de futebol se arranjassem minimamente para uma imagem que será perpetuada... mas aparentemente, alguns deles estão demasiado à vontade com o mau aspecto que possúem.

Para quem não sabe, a minha primeira obra escrita, concluída à cerca de 2 anos e sob constante revisão, dá pelo nome de "A ratoeira táctica" e fala, entre outras coisas, deste assunto. É uma visão muito pessoal sobre a ausência de qualidade e classe no nosso futebol, durante os saudosos anos 90. Mas adiante.

As seguintes fotografias, uma amostra mínima dos meus arquivos, prova inequivocamente aquilo que desconfiava: as profissões de futebolista e de talhante (com o devido respeito) andam de mão dada. Sem mais demoras, aqui estão alguns espécimens:

Amândio, jogador do Vit. Setúbal 90/91

Acima: José Maria no Varzim. Abaixo: um renovado José Maria, agora a jogar pelo Tirsense.



Matias em final de carreira, no Setúbal. De referir que Matias chegou a envergar a camisola do FCP.

"Felizmente", não é só no nosso futebol que os jogadores se deixam fotografar como se tivessem acordado daqui a 15 minutos. Neste caso, o guarda redes da rússia, na caderneta do Europeu!


Resumidamente, quem sou eu para dizer "Matias, penteia-te e faz a barba?" ou "Borges, vira-te de costas?". Estes senhores têm mãezinhas (se as referidas senhoras já faleceram, os meus mais sinceros pêsames), ou quanto mais não seja alguém no clube com 2 dedos de testa...

Peço desculpa aos visados, pois são uma amostra mínima daquilo que para aí anda (como pude eu fazer um post destes sem o guarda redes do Salgueiros e Santa Clara, Jorge Silva???), mas vocês andavam a pedi-las...

Prescindo do abraço, na condição de usarem essa mesma mão para se pentearem.
L.

10.2.07

Paradiso

O nome Paradiso é uma referência incontornável para qualquer holandês que goste minimamente de música. Está para Amsterdão como o L'Olympia para Paris e o Coliseu dos Recreios para Lisboa. E se já fui muitas vezes a este último, o Paradiso acolherá todos os concertos aos quais irei durante a minha estadia aqui. Depois de Isobel Campbell & Marc Lanegan (aceitável) e Badly Drawn Boy (bonzinho), eis que o concerto da passada 5ª feira superou todas as minhas espectativas.

Por norma, 66% dos concertos a que vou desiludem-me. Sigur Rós, Coldplay, Caetano Veloso, Antony & The Johnsons, U2 e Phil Collins são exemplos dos poucos concertos que tenho na memória como inesquecíveis. Desilusões? Radiohead, Ben Harper (2 vezes), Múm, entre muitos outros que tive a felicidade de olvidar.

Ora o concerto da semana passada não atingiu o nível da inesquecibilidade, mas sim da agradável surpresa. E se a banda principal, Clap Your Hands Say Yeah! cumpriu todas as expectativas, a surpresa veio da banda que aqueceu o público, os Cold War Kids. Nunca tinha ouvido falar nestes senhores, hoje já tenho 3 EP's deles no meu ipod. O Nacho, meu fiel seguidor nas lides musicais (já em Madrid me dizia: meste, lidera o caminho que te seguirei), adorou o concerto, como tal tratou-se de música muito acessível ao ouvido comum. Para o provar, largo aqui (e agradeço ao youtube estas possibilidades, como todos vocês deveriam fazer) 2 videoclips de cada banda.

Um grande abraço dançante!

Post Scriptum: Se a voz do vocalista dos moços da guerra fria é fabulosa, a do líder dos bate palmas diz yeah! é mesmo como vão ouvir, nada de computadores ou sintetizadores.


Clap Your Hands Say Yeah - In This Home On Ice



Clap Your Hands Say Yeah - Is This Love?



Cold War Kids - Hang Me Up To Dry



Cold War Kids - We Used To Vacation